Objetivos e linhas de pesquisa


Delimitação do problema
Dentre as diversas áreas em subáreas em que se divide a sociologia, sejam elas empíricas ou analíticas, o diálogo com o cânone teórico desta disciplina é incontornável e fundamental. Este diálogo, aliás, se dá tanto sob a forma de novas interpretações e discussões a respeito dos autores clássicos da sociologia quanto sob a forma de pesquisas que mobilizam categorias e conceitos daqueles autores. Além disso, e intimamente ligada a estes dois modelos de pesquisa, também a pesquisa sob a constituição da reflexão sociológica no âmbito acadêmico não prescinde do diálogo com a pesquisa conceitual e a história intelectual, e, igualmente, torna indispensável o refinamento dos esquemas analíticos e de interpretação do mundo social. Sendo assim, o grupo de pesquisa se propõe estabelecer como seu ponto de partida o estudo, a pesquisa e a produção acadêmicas centradas na história analítica e conceitual, no debate de esquemas interpretativos e no desenvolvimento de pesquisas teórica e empiricamente fundamentadas. Tomando a apropriação destes fundamentos teóricos como ponto de partida, espera-se ainda contribuir para pesquisas conceituais e empíricas sobre aspectos sociológicos da integração social, com destaque para os estudos de desigualdade e estratificação. Um ponto de partida assumidamente amplo serve ao propósito de permitir que diferentes orientações teóricas sejam representadas no grupo, desde que sua referência fundamental seja a de analisar criticamente (ou autocriticamente) aspectos da teoria e do mundo social; os desdobramentos deste ponto de partida em pesquisas específicas servem de indicativo de que o grupo não se limitará à mera análise conceitual, e sim à investigação de problemas prementes do mundo social contemporâneo.

Uma vez estabelecido este ponto comum, porém, o grupo de pesquisa deverá seguir uma divisão por linhas de pesquisa que permitam a cada um de seus participantes desenvolver suas respetivas pesquisas de modo aprofundado e, ao mesmo tempo, manter um diálogo transversal com outras e outros participantes. Estas linhas de pesquisa internas ao grupo são:

I. Sociologia dos intelectuais e da cultura
Estudo da produção e dos produtores de bens simbólicos, focalizando as modalidades de produção do valor, as formas de apropriação e difusão, e os usos diferenciais dos produtos e da condição de produtor de bens simbólicos.

II. Teoria Crítica e sociedade: história do pensamento crítico e crítica do presente
Estudo das tradições de pensamento e teoria sociais ligadas à chamada Teoria Crítica, seus antecedentes e desdobramentos. Pretende-se investigar: problemas ligados à construção teórica de análises sistêmicas sobre a sociedade; e problemas que se poderiam chamar de configurações da sociedade presente. Se no primeiro caso trata-se de uma face puramente teórica (mas não exegética) de pesquisa, no segundo abre-se a possibilidade de estudos documentais e empíricos.

III. Desigualdades e estratificação social
Estuda mecanismos e processos sociais que constituem, reproduzem e legitimam desigualdades e estratificação social; análise integrada de determinantes sociais e institucionais que diferenciam as chances de acesso aos bens e direitos e experiências sociais de exclusão, integração e diferenciação. A linha é particularmente relevante para a compreensão ampla de uma sociedade historicamente marcada por fortes traços de desigualdade e hierarquização social dos princípios de estratificação.

Objetivos
O objetivo geral é, como já mencionado, realizar pesquisas que remetam a aspectos teóricos, históricos e políticos da formação e institucionalização da teoria social e do pensamento sociológico. Como parte deste objetivo geral, pretende-se fomentar a participação de outras e outros pesquisadores no grupo, particularmente através do incentivo à realização de pesquisas de pós-graduação ou monografias de conclusão de graduação.

Quanto aos objetivos específicos, o grupo espera realizar, além de projetos individuais atividades que realcem os pontos em comum nos trabalhos de seus integrantes.

Posteriormente, além das atividades de pesquisa, o grupo espera também organizar publicações e eventos, e promover redes de cooperação com outros grupos de pesquisa no Brasil e no exterior.